Atendimento deixa de ser por ordem de chegada e passa a ser realizado conforme a gravidade de cada caso

O chamado Protocolo de Manchester consiste em uma triagem dos pacientes que chegam aos hospitais e unidades de saúde. Atendimento deixa de ser por ordem de chegada e passa a ser realizado conforme a gravidade de cada caso.

Com o objetivo de manter um fluxo de atendimento focado nas prioridades, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tucuruí, passou a utilizar uma classificação por meio de cores. O protocolo aponta a necessidade de cada paciente que procura a Unidade sinalizando um potencial risco de vida, agravos à saúde ou o grau de sofrimento dos pacientes. A intenção é sistematizar e melhorar o atendimento.

Conforme explica o coordenador da UPA, Denis Rodrigues, o Protocolo de cores é uma sistemática que permite agilidade à dinâmica dos serviços por meio de cores preestabelecida. Havendo necessidade, o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade. “O procedimento faz parte de um processo atual de humanização em atendimento”, observa o coordenador da UPA.

A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e atende grande parte das urgências e emergências em Tucuruí
A UPA funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e atende grande parte das urgências e emergências em Tucuruí

A Unidade segue a ordem estabelecida no protocolo de Classificação de Risco do Sistema Único de Saúde (SUS). O sistema de classificação de risco foi criado com o intuito de se evitar intercorrências entre os pacientes graves que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O chamado Protocolo de Manchester consiste em uma triagem dos pacientes que chegam aos hospitais e unidades de saúde. O atendimento deixa de ser por ordem de chegada e passa a ser realizado conforme a gravidade de cada caso. Assim, o profissional da saúde precisa orientar, encaminhar e fazer o devido acolhimento a quem procura a unidade de saúde.

Nova identificação é feita pela equipe de enfermagem da unidade
Nova identificação é feita pela equipe de enfermagem da unidade

Como funciona?
A identificação é feita pela equipe de enfermagem da unidade. Após a avaliação, os Boletins de Atendimento Médico já recebem cores que identificam o grau de risco:

Vermelha: indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato, tendo prioridade entre os demais. O atendimento deve ser imediato.

Amarela: significa urgência e demanda atendimento rápido, que deve acontecer em até 60 minutos.

Verde: indica menor urgência, casos em que o paciente pode aguardar atendimento. Nesta situação, o atendimento pode acontecer no prazo de 120 minutos.

Azul: indica paciente sem urgência, aqueles que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nestes casos, o atendimento pode ser realizado em até 240 minutos.

A maioria dos usuários que hoje procura a UPA 24h poderia ser atendida nas Unidades Básicas de Saúde que também atendem casos de urgência com menor gravidade. “Com o trabalho de conscientização, queremos mudar essa realidade. Se cada morador for direcionado à unidade correta, o serviço fica mais bem distribuído e desta forma reduzimos a fila e o tempo de espera”, explica Katiane Sarraf, secretária de Saúde do município.

Katiane Sarraf, secretária de Saúde de Tucuruí: maioria dos usuários que hoje procura a UPA 24h poderia ser atendida nas Unidades Básicas de Saúde
Katiane Sarraf, secretária de Saúde de Tucuruí: maioria dos usuários que hoje procura a UPA 24h poderia ser atendida nas Unidades Básicas de Saúde

Ao chegar à UPA, o paciente passa pela Classificação de Risco – primeira etapa do atendimento em que a equipe de enfermeiros faz uma série de perguntas ao paciente e a aferição dos sinais vitais. Após, os pacientes passam a aguardar por atendimento conforme a gravidade do caso. Classificados, os usuários recebem pulseiras nas cores: vermelha, amarela, verde e azul, designadas gradativamente conforme a gravidade.

A secretária salienta que não basta adotar o protocolo sem antes possuir materiais adequados e profissionais capacitados para realizar as triagens. Além disso, destaca a importância da conscientização da sociedade sobre os conceitos de emergência e urgência. “Evidente que a população quer um atendimento rápido, mas algumas pessoas têm condições de esperar mais que outras e, por isso, o Protocolo ajuda identificar pacientes com maior grau de urgência ou emergência”, acrescenta.

Protocolo ajuda identificar pacientes com maior grau de urgência ou emergência
Protocolo ajuda identificar pacientes com maior grau de urgência ou emergência

O médico Leonardo Lopes diz que a maioria dos casos registrados na Unidade é classificada pela cor verde, que indica menor urgência. “Nesse caso estamos fazendo o papel de posto de saúde e assim abarrotando a fila de espera na UPA. Por isso é tão importante a conscientização da população para que busque pelos atendimentos clínicos nas Unidades Básicas de Saúde”, explica o médico.

A paciente Elane Fernandes, moradora do bairro Colorado, aprova o atendimento. ”Fui atendida bem rápido. Fui bem orientada. Achei que o atendimento melhorou”, observa ela.

Quando procurar UPA

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências. Presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica. Presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial para definir a conduta necessária para cada caso. Garante o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento.

Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA

Febre alta, acima de 39ºC; Fraturas e cortes com pouco sangramento; Infarto e derrame; Queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura; Cólicas renais; Falta de ar intenso; Crises Convulsivas; Dores fortes no peito; Vômito constante.

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