Consultas oncológicas e quimioterapia estão sendo realizadas desde o dia 15 e a partir de hoje (18) consultas oncológicas, quimioterapia, radioterapia e braquiterapia, estarão disponíveis para os usuários

A população das regiões do Lago, Carajás e Araguaia, do sudeste paraense, já conta com o serviço da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Dr. Vitor Moutinho, em Tucuruí, que desde o dia 18 de abril já oferece consultas oncológicas a pacientes com câncer, que é a segunda maior causa de morbidade em termos de doença no Pará.

banner_home_principal2-e14196180055471

O atendimento está sendo gradativo, e desde o último dia 6 de julho estão sendo oferecidos exames auxiliares de diagnóstico e tratamento (análises clínicas, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia). As consultas oncológicas e quimioterapia estão sendo realizadas desde o dia 15 e a partir de hoje (18) consultas oncológicas, quimioterapia, radioterapia e braquiterapia, estarão disponíveis para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em atendimento ao Plano Estadual de Atenção Oncológica, que amplia a rede de serviços para atender a crescente demanda das regiões de saúde.

A unidade recebeu investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em medidas preventivas e estratégicas de controle do câncer no Pará. Segundo o diretor executivo, Thiarle Dassi, a Unacon passou a funcionar em abril para usuários adultos egressos da própria unidade e também para os encaminhados pela Central de Regulação de Marabá ou outro processo regulador definido pela Sespa.

População já conta com o serviço da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Dr. Vitor Moutinho, em Tucuruí, diz que desde abril já oferece consultas oncológicas a pacientes com câncer
População já conta com o serviço da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Dr. Vitor Moutinho, em Tucuruí, diz que desde abril já oferece consultas oncológicas a pacientes com câncer

O mais novo serviço de saúde do sudeste paraense vai beneficiar habitantes das regiões do Lago, Araguaia e Carajás, totalizando 1.750. 343 habitantes. “Agora os usuários não terão que se deslocar até Belém para atendimento e tratamento do câncer, descongestionando os serviços de referência da capital. Aqui estão mais próximos das famílias e com mais comodidade. Isso sem contar que também oferecemos atendimento com a qualidade e humanização”, ressalta.

O diretor da unidade diz ainda que uma equipe qualificada oferece um serviço de excelência, seguro e humanizado. O quadro funcional ainda está em formação, priorizando profissionais do município e de outras cidades do Pará. “O objetivo é oferecer o melhor atendimento aos nossos usuários e, para tanto, é fundamental a formação de uma equipe capacitada e comprometida”, afirma. Atualmente a unidade tem onze colaboradores, todos de Tucuruí, além de duas médicas oncologistas clínica e cirúrgica.

Inicialmente a Unacon Tucuruí receberá usuários encaminhados pela Central de Regulação de Marabá, cujo fluxo de atendimento ainda está em fase de construção com a Sespa. Segundo o diretor da unidade, o serviço é um significativo avanço na assistência para pacientes com câncer. A unidade atenderá pacientes com câncer de útero, pâncreas, gástrico, de mama e colo retal. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 2010 e 2011, no Pará, a doença foi responsável pela morte de 40,73% de cada 100 mil habitantes do sexo masculino, e 42,65% de cada 100 mil mulheres. O câncer é a segunda causa de morte no Brasil e no Pará, responsável por mais de 10% delas.

A Unacon faz parte do Projeto Expande, desenvolvido pelo Inca para ampliar e assegurar assistência integral a pacientes portadores de câncer, com recursos humanos especializados. A unidade de Tucuruí, que fica em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente, é uma cooperação entre o Inca, Ministério da Saúde, Sespa e Universidade Federal do Pará (UFPA). Mais informações: (94) 98138-6676/ (94) 99238-3680.