O objetivo é contribuir para a redução do número de casos de câncer de próstata. Ação faz parte do movimento Novembro Azul, de combate a esse tipo de câncer

Referência em tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no sudeste paraense, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), instalada na sede municipal de Tucuruí, oferece a partir desta quarta-feira (16) testes rápidos para diagnóstico do câncer de próstata, aos públicos interno e externo, marcados na Unidade por líderes comunitários da região. A ação faz parte do movimento Novembro Azul, de combate a esse tipo de câncer.

Inicialmente, é programado o teste de Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de sangue simples, mas necessário para diagnosticar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna ou câncer. Se houver alguma alteração, o usuário passará pelo exame de toque retal. Dependendo do diagnóstico, será encaminhado ou não ao oncologista da Unidade.

De acordo com o diretor executivo da Unacon, Thiarle Dassi, a equipe atenderá a demanda. “Queremos contribuir para a redução do número de indivíduos com esse tipo de câncer, que deve atingir mais de 60 mil homens somente este ano”, informou.

Palestra

A programação do Novembro Azul prossegue na próxima sexta-feira (18), às 10 h, com uma palestra sobre câncer de próstata, ministrada pela médica Ana Paula Borges para funcionários da empresa Eletronorte. No último dia 11 de novembro, eles doaram 140 lenços à Unacon, que serão entregues às pacientes em tratamento na Unidade. A coordenadora do Programa de Gênero da Eletronorte, Adriana Higino, e a assessora de Comunicação, Vitória Cartonilho, entregaram os lenços ao gestor da Unacon.

As atividades do Novembro Azul na Unacon serão encerradas no próximo dia 28 (segunda-feira), às 09 h, com um evento para pacientes e funcionários. A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones (94) 3778-4928/4599.

Vera Rojas/Unacon

DEIXE UMA RESPOSTA