Reunião organizada pela Secretaria de Saúde do município definiu ações que serão realizadas já a partir desta sexta-feira (27)

Tucuruí está preparada para enfrentar o mosquito Aedes aegypti e uma verdadeira força tarefa está sendo formada para combater o avanço do mosquito causador da dengue, chikungunya e Zika vírus e uma reunião para definir as ações e estratégias para combater a proliferação do vetor das doenças aconteceu nesta manhã (23) na sede da Vigilância Sanitária do município.

A reunião foi organizada pela Secretaria de Saúde e contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Companhia de Transito de Tucuruí – CTTUC, SAMU 192, 23º Batalhão de Cavalaria de Selva e 8º Batalhão de Bombeiros de Tucuruí.

Adriando Melo, secretário de Saúde, observou que esta será a primeira grande ação da secretaria que coordena, visto que os índices de dengue em Tucuruí aumentaram no último ano. “A ideia é conscientizar a população e combater os focos criadouros do mosquito em todos os bairros”, disse ele.

Rosete Simoni, coordenadora da equipe de Mobilização de Endemias, alertou que as ações serão intensificadas durante esses três meses iniciais visando manter os casos de dengue sob controle.

Em Tucuruí foram registrados 290 casos de dengue no ano passado. “Esses três meses serão importantes para não termos uma epidemia”, alerta Roseti.

Uma grande caminhada acontecerá na próxima sexta-feira (27) a fim de chamar a população para participar da frente contra o mosquito. “Essas ações são preventivas e vamos começar com os principais bairros onde os focos são mais recorrentes como Pioneira, Matinha e São Sebastião. A Campanha contra o mosquito acontece no próximo dia 3 de fevereiro e vamos realizar caminhadas e mutirões. Contamos com a participação da população para conter a proliferação do mosquito e as doenças por ele transmitidas”, disse o Secretário de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA