Agentes verificam focos do mosquito abrindo espaço para início dos trabalhos do fumacê nos bairros com os maiores índices

Grande força tarefa fará o combate ao agente transmissor da dengue, zika e chikungunya nos bairros do município

O Departamento de Endemias de Tucuruí iniciou esta semana as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os trabalhos de conscientização, vistoria, controle e fumacê iniciaram nesta terça-feira (22) pelo bairro Santa Isabel. Todos os bairros do município serão atendidos, mas as ações serão intensificadas de forma preventiva inicialmente nos bairros com maiores índices de focos.

Cerca de 40 agentes participaram da primeira ação nas ruas do bairro e foram de casa em casa vistoriar quintais e conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção. Durante a ação, foram entregues panfletos e os agentes fizeram os procedimentos para eliminar os focos do mosquito.

Agentes de Endemias andaram pelas ruas do bairro Santa Isabel. Ação de combate vai atender todos os bairros de Tucuruí
Agentes de Endemias andaram pelas ruas do bairro Santa Isabel. Ação de combate vai atender todos os bairros de Tucuruí

Nathalia Ferreira, coordenadora do Departamento de Endemias, explica que uma grande força tarefa fará o combate ao agente transmissor da dengue, zika e chikungunya. “O esforço é conjunto. Começando pela limpeza dos bairros passando pela ação dos agentes de campo de endemias, que verificam os focos abrindo espaço para o início do ciclo do fumacê nos bairros com os maiores índices. Estes locais serão monitorados e as equipes retornarão para verificar as condições”, explica a coordenadora.

Esforço é conjunto. Começando pela limpeza dos bairros passando pela ação dos agentes de campo de endemias
Esforço é conjunto. Começando pela limpeza dos bairros passando pela ação dos agentes de campo de endemias

Durante o período mais crítico, todas as Unidades de Saúde do município estarão com equipes capacitadas para realizarem o atendimento adequado dos casos suspeitos das doenças.

Jardim Alvorada e Serra Azul são os próximos bairros que serão contemplados com as ações de combate que seguirão até o término do período chuvoso. “A mobilização da sociedade é fundamental para que a campanha tenha êxito. Então, vale a repetição das informações: elimine a água parada, evite a água acumulada, vistorie as caixas d’água, dentre outras ações de prevenção. Juntos faremos a diferença!”, enfatiza o Secretário interino de Saúde, Albert Lobato.

DEIXE UMA RESPOSTA