Projeto quer conscientizar os alunos da rede pública de ensino quanto aos serviços de urgência e emergência.

A Prefeitura de Tucuruí lançou nesta quinta-feira (27) o projeto Samuzinho que pretende, por meio de atividades educativas de orientação, conscientizar os alunos da rede pública de ensino quanto aos serviços de urgência e emergência feitos pelo município.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do SAMU. O lançamento aconteceu ontem a noite no Cine Roxi, na Vila Permanente, e contou com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e representantes do 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva e do 8º Grupamento de Bombeiros Militar.

Projeto é importante visto que pode salvar vidas (Fotos Aldeney Moraes)
Projeto é importante visto que pode salvar vidas (Fotos Aldeney Moraes)

Rondinele Pires, coordenador do SAMU, explica que a proposta do projeto é sensibilizar as crianças por meio de atividades que envolvem exibição de vídeos, pinturas, desenhos, colagens, palestras além de repassar informações sobre os serviços de urgência e emergência, assim como a importância de não praticar trotes. O projeto também visa orientar sobre as funções do SAMU, como agir em situações de risco e quando acionar o 192. Os alunos envolvidos também terão noções de primeiros socorros aos adultos.

Em Tucuruí, a meta é reduzir em 50% a incidência de trote, número considerado muito alto registrado pelo serviço no município.

Para o secretário de Saúde, Adriando Melo, o treinamento de primeiro socorros para os estudantes é de suma importância visto que pode salvar uma vida. “De posse deste conhecimento, a comunidade vai saber chamar os socorristas e também o que se fazer em uma situação de emergência até que os socorristas cheguem no local. Isso faz a diferença e pode salvar muitas vidas”, avalia o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA