Interrupção aconteceu por volta das 8h20. Estouro de transformador parou usina por uma hora

Um problema na usina hidrelétrica de Tucuruí, no sudeste do Pará, deixou o Pará e outros estados sem o fornecimento de energia elétrica na manhã desta quarta-feira (2). A interrupção aconteceu por volta das 8h20 após um transformador de corrente no circuito 3 da subestação da usina de Tucuruí ter estourado, o que parou a geração de energia elétrica. O fornecimento voltou a ser restabelecido uma hora depois, primeiramente em Barcarena e Belém.

De acordo com a Eletrobras Eletronorte, o transformador de corrente estourou no circuito 3 da subestação que distribui a energia gerada na usina de Tucuruí, o que acabou por parar todas as máquinas da usina. A empresa esclarece que o transformador avariado não pertence a estatal, mas faz  parte de um grupo de terceirizadas que atua na usina.

A equipe de técnicos da Eletrobras Eletronorte trabalhou para restabelecer o fornecimento de energia, que deve ser feito gradativamente. A usina de Tucuruí fornece energia para Estados da região Norte e Nordeste.

O primeiro levantamento da Eletronorte apontou que o município de Manaus, no Amazonas, e parte da Região Nordeste também foram atingidos. A área total afetada ainda está sendo contabilizada. O fornecimento foi restabelecido por volta das 10h.

Celpa se pronuncia

Na manhã desta quarta-feira (02), por volta das 8h30, paraenses sentiram o impacto causado pelo defeito de um equipamento do sistema de Transmissão de 500KV, causando a saída completa da Subestação de Tucuruí, de responsabilidade da Eletronorte.

O problema afetou o sistema de geração e transmissão da Eletronorte, atingindo clientes das distribuidoras de energia dos estados do Pará, com exceção de uma pequena parte da região Sul, Manaus e parte do Maranhão. Parte do fornecimento já está sendo normalizado no Pará desde às 9h30, e o restante previsto para normalização total às 11h.

Equipes da Celpa mantiveram contato com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com Eletronorte desde que foi informada do ocorrido. As causas do dano nos equipamentos da ainda estão sendo apuradas pelas instituições envolvidas.

A Celpa informa que tem atuado com a máxima urgência para interligar suas cargas ao sistema de transmissão da Eletronorte. E que fez uma força-tarefa para manter seus clientes informados através dos líderes das regionais do Estado e atualização de notícias nas redes sociais. Diz ainda que a Central de Atendimento sofreu impacto por conta da suspensão do fornecimento, mas já está funcionando normalmente.