Polícia investiga o caso há mais de cinco meses e com a quebra do sigilo eletrônico e informações fornecidas pelo Facebook (Imagens Redes Sociais)

Operação deixa claro que não existe anonimato nas redes sociais e que a polícia está de olho nesse tipo de crime

A Polícia Civil do Pará desencadeou na manhã desta sexta-feira (2) a primeira fase da Operação “Último Sorriso“ que tem como alvo identificar e prender pessoas responsáveis por produzir e disseminar matérias conhecidas no mundo digital como “fakes” com intuito de denegrir moradores e autoridades de Tucuruí.

Hoje pela manhã, foram apresentados na 15ª Zpol de Tucuruí, os nacionais Fábio Campos Nascimento, conhecido por ser administrador de um grupo de WhatsApp chamado “ FN Notícias” e o odontólogo Romolo Cuppari, proprietário da página de Facebook “Salim Muchiba” que ficou muito conhecida na cidade. O odontólogo prestou depoimento esta manhã.

Romolo Cuppari, proprietário da página de Facebook “Salim Muchiba” chega a Delegacia para depor
Romolo Cuppari, que seria proprietário da página de Facebook “Salim Muchiba”, chega a Delegacia para depor

A Polícia investiga o caso há mais de cinco meses e com a quebra do sigilo eletrônico e informações fornecidas pelo Facebook mediante autorização judicial levaram a identificação dos envolvidos.

Fábio Nascimento é responsável por produzir e distribuir “fakes news”
Fábio Nascimento é responsável por produzir e distribuir “fakes news”

A Investigação concluiu que Fábio Nascimento é responsável por produzir e distribuir matérias conhecidas no mundo digital como “fakes news” com intuito de denegrir principalmente autoridades de grupos políticos. Já Romolo Cuppari seria o responsável pela criação e manutenção da página fake no Facebook, Salim Muchiba.

Nesta manhã foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços residenciais e comerciais dos acusados resultando na apreensão de celulares, computadores e documentos.

Foram apreensão nos endereços residenciais e comerciais dos acusados diversos celulares, computadores e documentos
Foram apreensão nos endereços residenciais e comerciais dos acusados diversos celulares, computadores e documentos

Fábio Nascimento ocupava o cargo de Diretor de Departamento no Governo Artur Brito, já Romolo foi Coordenador de Saúde Bucal na gestão do prefeito assassinado Jones William.

A Operação foi conduzida pelo Delegado Superintendente da Região do Lago Sandro Rivelino, que no final do dia deverá conceder uma entrevista coletiva sobre a operação que contou com mais de 10 Policiais Civis.

O nome “Último Sorriso” é em alusão à frase “quem rir por último rir melhor “ e dessa vez não foram os criminosos que saíram sorrindo. A operação deixa claro que não existe anonimato nas redes sociais e que a polícia está de olho nesse tipo de crime e os envolvidos responderão criminalmente e civilmente pelos atos praticados.

DEIXE UMA RESPOSTA