Em Tucuruí, a vacinação contra a gripe será feita em todos os postos de saúde.

O Ministério da Saúde enviou ao Pará 1,8 milhão de doses da vacina contra a gripe (Influenza) para a campanha de vacinação deste ano. A 19ª Campanha de Vacinação inicia no Estado hoje e prossegue até 23 de maio. As doses foram distribuídas aos 13 Centros Regionais de Saúde, os quais repassaram as doses aos municípios, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). Até o fim da campanha, 1,6 milhão de paraenses devem ser vacinados, o que equivale a 90% do público-alvo.

Em Tucuruí, a vacinação contra a gripe (Influenza H1N1) será feita em todos os postos de saúde nos horários das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da área da saúde, indígenas, idosos com mais de 60 anos de idade, presidiários, professores, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. Os demais grupos fora do alvo serão atendidos após o período preconizado pelo Ministério da Saúde.

A recomendação do ministério é que deverão ser imunizadas as pessoas que estiverem nos grupos mais vulneráveis, como as grávidas em qualquer período gestacional, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, trabalhadores de saúde das áreas pública e privada, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas aldeados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e detentos, além de funcionários do sistema penitenciário. Também deverão ser vacinadas as mulheres que tiveram bebês até 45 dias e os que possuem comorbidades comprovadas por laudo médico, como doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras.

MUNICÍPIOS

A novidade da campanha de 2017 inclui a vacinação dos professores, tanto da rede pública e privada, dos níveis fundamental, médio e superior. Cada Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável pela imunização. As doses estarão disponíveis em qualquer Unidade Básica de Saúde, nas salas das Estratégias de Saúde da Família e em outros locais definidos pelas gestões municipais.

Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de dores na cabeça, musculares e nas articulações. O agravamento pode ser identificado quando a pessoa tem falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. O mais indicado, nesse quadro, é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorReforma amplia poderes de presidente da Turquia
Próximo artigoDetran paralisa serviços por tempo indeterminado
É jornalista e profissional de marketing. Bem antenado e com ampla experiência no jornalismo online e impresso. Tem atuado como gestor de mídias sociais e assessor de imprensa. Fera em produção de conteúdo para a web, ama cinema, literatura, cultura geek, fotojornalismo e design gráfico. Ama o que faz. Simples assim!

DEIXE UMA RESPOSTA