Alunos participantes dos projetos são do IFPA e da UFPA. Eles receberam seus certificados de estágio - Divulgação

Mídia_Uninter_01

Alunos participantes dos projetos receberam os certificados de estágio

Na manhã desta quarta-feira (20), o IFPA/Campus de Tucuruí realizou o Painel do NIPE (Núcleo Integrador de Projetos de Engenharia), em uma programação que contou com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo e a entrega de certificados aos alunos que participam dos projetos.

Além disso, os alunos participantes dos projetos receberam os certificados de estágio, sendo 240 horas para estudantes dos cursos técnicos do IFPA e 384 horas para graduandos da UFPA.

Na mesa do evento estiveram presentes o diretor geral do IFPA/Campus de Tucuruí, Anderson Barbosa; o coordenador de Ensino, Luís Antônio; o coordenador do curso técnico em Agrimensura e autor do NIPE, Midson Cardoso; o professor Terlys Silva e o técnico administrativo Lennon Valle; além dos convidados Flávio Araújo, gerente da Viação Tucuruí, e do professor do curso Diferencial, Madson Douglas, que apoiam o Núcleo.

Durante as falas dos participantes da mesa foram destacadas a atuação do NIPE como agente oportunizador de estágios e a contribuição que as atividades realizadas pelo Núcleo proporcionam à sociedade por meio de projetos de engenharia.

Nas apresentações foram mencionados os seguintes projetos: Ipirá, refeitório industrial do Campus Tucuruí, garagem para veículos institucionais, reforma completa do bloco 3 do Campus, projeto Cultiva IFPA, mapeamento do bairro Vila Tocantins, maquete virtual do Campus em 3D, monitoramento ambiental por satélite (mapeando os focos de queimada no município de Tucuruí) e etc.

Segundo a aluna Nicolle Gama, do curso técnico em Edificações, a oportunidade em estagiar no NIPE proporcionou o aperfeiçoamento de suas habilidades profissionais, contribuindo para se sentir mais segura em atuar no mercado de trabalho.

Já para a aluna de Engenharia Mecânica da UFPA, Natália do Nascimento, o estágio apresentou um desafio a ela na área de desenvolvimento de projetos de climatização e isso a incentivou a buscar mais conhecimento, inclusive criando afinidade com a área de atuação, sendo essa a direção profissional a qual ela pretende seguir a partir de agora.

Maurício Sousa – IFPA/Campus de Tucuruí

DEIXE UMA RESPOSTA