Alunos da comunidade Ararão, no Lago de Tucuruí, vão ganhar uma escola nova. Construção da escola Santo Antonio segue mesmo padrão das outras já construídas pela prefeitura na zona rural

A comunidade do Ararão vai ganhar uma escola nova neste sábado (5). Dotada de laboratório de informática, alojamentos para professores, biblioteca, refeitório, rampas e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e salas multiuso, a obra será inaugurada pelo prefeito Sancler Ferreira em uma cerimônia que deve reunir moradores daquela localidade. A nova escola segue o novo padrão das escolas que já estão atendendo e mudando a vida das comunidades da zona rural no município de Tucuruí.

A escola Santo Antonio vai atender os cerca de 250 alunos do entorno do Ararão e está sendo construída em uma área estratégica que poderá ser acessada via terrestre e por embarcações.

A construção da escola Santo Antonio, que fica no Lago de Tucuruí segue o mesmo padrão das outras escolas construídas pela prefeitura na zona rural. As escolas  Bom Jesus, São Francisco, Reunidas , Manoel Mendes e a Ouro Verde, já foram entregues às respectivas comunidades e o município projeta entregar ao todo oito novas escolas.

Para o prefeito Sancler Ferreira, inaugurar mais uma obra diferenciada na região do Lago é motivo de orgulho. Ao todo, já são quatro escolas novas inauguradas na zona rural. Todas com o mesmo padrão erguidas nas comunidades da Bom Jesus, São Francisco, Reunidas, além da Manoel Mendes, no lago a de Tucuruí. A prefeitura está construindo ainda as escolas da Nova União, Piquiá e Cajazeira.

Investindo alto na educação 

Mais que infra-estrutura, as novas escolas inauguradas no campo e na cidade têm ajudado a mudar a visão de pais e alunos quanto a importância da educação. Incluídos, os estudantes de cerca de 20 localidades da zona rural passaram dispor e a ter acesso a uma estrutura que não deixa a desejar à estrutura das escolas do núcleo urbano da cidade. Ar condicionado, salas amplas, laboratórios de informática e multifuncional, área de esportes e alojamentos estão à disposição de alunos e professores. Esse é o retrato da grande mudança por que tem passado a educação no município de Tucuruí. Ao todo, 17 escolas já foram reformadas, oito escolas novas foram construídas na cidade, zona rural e região das ilhas.

Investimentos que refletem a qualidade da educação, pois Tucuruí investiu em todas as faixas etárias 34,61% dos recursos legais para aplicação no último ano, totalizando R$ 78.992.893,18, índices acima dos 25% preconizados pela Constituição.

O município deu um grande salto de qualidade. Graças aos investimentos da prefeitura, o ensino público de nossa cidade, melhorou sua nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Hoje no município existem três universidades públicas: UFPA, UEPA e IFPA, além de pelo menos quatro privadas.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTucuruí terá Feira do Pescado de 3 a 6 de março
Próximo artigoEscola polo do Ararão é inaugurada
Denis Aragão
É jornalista e profissional de marketing. Bem antenado e com ampla experiência no jornalismo online e impresso. Tem atuado como gestor de mídias sociais e assessor de imprensa. Fera em produção de conteúdo para a web, ama cinema, literatura, cultura geek, fotojornalismo e design gráfico. Ama o que faz. Simples assim!