De janeiro a junho deste ano, a unidade efetivou o atendimento total de 3.761 pacientes

Ação tem a principal finalidade de elevar a autoestima e proporcionar mais leveza durante as sessões de quimioterapia.

Vera Rojas

As pacientes que fazem tratamento contra os mais diversos tipos de câncer na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, tiveram mais um dia de dicas de maquiagem e modelos de amarração de lenços, que é um acessório constante na vida de quem passam por sessões de quimioterapia para a cura do câncer, que acaba provocando a queda dos cabelos. A ação tem a principal finalidade de elevar a autoestima e proporcionar mais leveza durante as sessões de quimioterapia.

Essa é a segunda etapa do curso que começou na semana passada e não tem prazo para encerrar. Na verdade só tende ao aperfeiçoamento e ampliação de dicas para o bem estar da saúde e da vaidade dessas mulheres que enfrentam vários tipos de câncer, sendo que o de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo maior incidência em tratamento na unidade, perdendo apenas para o câncer de próstata. A Unacon é referência para o tratamento de outros tipos da doença, entre eles, de útero, pâncreas, estômago, próstata, pele e colon retal e o de mama.

Uma das idealizadoras da ação, a assistente social Lorena Leite, informa que para obter atendimento na unidade, os usuários são encaminhados pela Central de Regulação, onde as demandas que vão para o estado e municípios são unificadas e de forma eficiente e direcionadas para cada unidade.

O curso de maquiagem e amarração dos lenços conta ainda com a realização recepcionista Sabrina Braga e pela responsável pelo Serviço de Atendimento ao Usuário, Bárbara Tami, que contam com apoio das demais colegas de trabalho que  oferecem atendimento de qualidade, seguro e humanizado. “Oferecemos o acolhimento técnico e humanizado para reduzir os impactos do tratamento do câncer às usuárias”, ressaltou Bárbara Tami com apoio das demais colaboradoras.

E, abril deste ano, a Unacon completou um ano de funcionamento ininterrupto na região que congrega cerca de 1,8 milhão de habitantes, que agora tem na equipe multiprofissional o tratamento especializado e mais próximo da família que, antes realizavam em outras cidades e até estados.

De janeiro a junho deste ano, a unidade efetivou o atendimento total de 3.761 pacientes, sendo que 294 sessões de quimioterapia.

Hoje a unidade dispõe atendimento ambulatorial,  consultas médicas especializadas em oncologia clínica e cirúrgica, exames auxiliares de diagnóstico e tratamento, como: análises clínicas, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tratamento quimioterápico e nos próximos meses também estarão em funcionamento os setores de radioterapia e braquiterapia.

A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.

DEIXE UMA RESPOSTA