Milhares de foliões acompanharam, no domingo (19), o segundo arrastão do Minhocão. Bloco mais tradicional da região será uma das principais atrações do carnaval de Tucuruí.

O segundo fim de semana de fevereiro foi de folia para muitos moradores Tucuruí onde o Carnaval começa com antecedência. No último domingo (19) o tradicional bloco Minhocão fez mais um arrastão pelas ruas de Tucuruí.

De acordo com a Polícia Militar cerca de 15 mil brincantes acompanharam o bloco neste domingo no tradicional cortejo popular que culminou com muita diversão nas Escadarias da Santo Antonio. A animação ficou por conta da banda New Groove, e dos cantores Alisson Max e Leo.

O Minhocão reúne foliões de todos os bairros e Tucuruí e de cidades vizinhas e é uma das maiores manifestações carnavalescas da cidade. “Uma brincadeira de feirantes que já anima o carnaval de Tucuruí há 20 anos, explica a presidente do bloco, Astrogilda Carvalho.

O bloco Minhocão chega a atrair cerca de 30 mil pessoas para as ruas durante o carnaval, segundo estimativas da polícia.

Astrogilda conta orgulhosa que o Minhocão surgiu na feira municipal, quando um grupo de feirantes escolheu o nome do bloco. “Todo mundo lá [na feira] saia no bloco, brincava, mas no início era pouca gente, hoje é o maior bloco do estado do Pará!”, comemora Astrogilda.

Em 2017 uma das novidades da folia em Tucuruí é o “Carnaval Solidário”, que permite a troca de alimentos por um lugar garantido nos blocos. “Vamos pegar essa alimentação e dar um destino para ações sociais”, disse Raimundo Louzada, secretário municipal de Cultura.

A iniciativa agradou também os ambulantes, que temiam que não houvesse carnaval de rua neste ano. “Nós pensávamos que não ia sair o Minhocão, mas agora todas as famílias de ambulantes agradecem. A gente trabalha, ganha um dinheiro extra e se diverte”, conta a ambulante Sebastiana Rodrigues.

Os foliões também garantem que a festa em Tucuruí é imperdível. “Sou de Belém, trabalho em Tucuruí e faço o possível para ficar aqui na época do carnaval, que é diferenciado”, define Henrique Magno.

DEIXE UMA RESPOSTA