Os jovens que completam 18 anos, em 2016, já poderão se alistar pelo site. A medida vai acabar com as filas nas Juntas Militares.

A partir de 2016, os jovens do Pará poderão se alistar no serviço militar através do website, SERMIL – Alistamento Militar. A medida já existe em mais oito estados do Brasil, que fazem parte do Programa Nacional de Alistamento Online do Ministério da Defesa.

O alistamento passará a ser realizado online através do site alistamento.eb.mil.br a partir de primeiro de janeiro de 2016. A medida visa melhorar as condições de atendimento aos cidadãos que precisam estar em dia com suas obrigações militares.

A disponibilização do serviço via internet vai acabar com as enormes filas de espera nas Juntas de Serviço Militar, que atendiam em média 20 mil jovens por ano.

Deverão se alistar aqueles que completam 18 anos em 2016 e os que perderam o alistamento militar nos anos anteriores, no período de 1 de janeiro a 30 de junho de 2016. Para efetivar o alistamento, é necessário ter CPF, certidão de nascimento e endereço.

Os jovens têm até o dia 30 de junho para realizarem o alistamento militar, concorrendo para a seleção no segundo semestre do ano que se alistou.

Com a inscrição via internet, o processo de Alistamento vai ganhar mais agilidade no atendimento, evitando a formação de filas e após a inscrição, os jovens receberão um número de protocolo. Todo o acompanhamento do processo poderá ser feito através do site e o jovem alistado poderá consultar os trâmites para a seleção nas Forças Armadas, saber se foi dispensado e solicitar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O novo procedimento de alistamento online já se fazia de extrema necessidade para os jovens. Assim, o problema de anos, que são as grandes filas no período de alistamento, será resolvido. Com a implantação do serviço, os reservistas poderão realizar a inscrição na comodidade de suas residências.

Serviço:
Para qualquer informação, os interessados devem procurar na Junta Militar de Tucuruí, na Rua Dom Cornélio Vermans, Nº 247, Santa Isabel, ou ligar para (94) 3787-2775. Já o site para alistamento é www.alistamento.eb.mil.br.