Ibope e Doxa apontam liderança de Jones William em Tucuruí

Ibope e Doxa apontam liderança de Jones William em Tucuruí

1199

Pesquisa realizada pelo Instituto mostra que pré-candidato a prefeito tem 42% da preferência do eleitor na estimulada e 31% na espontânea. Jones William amplia a vantagem para 51% no confronto direto

O pré-candidato Jones William (PMDB) lidera nas intenções de voto para prefeito de Tucuruí. Na pesquisa realizada pelo Ibope, ele aparece em 1º lugar na preferência dos eleitores, com índice de 42% na pesquisa estimulada, na qual o entrevistador sugere nomes de pré-candidatos.

 

Já na pesquisa espontânea (quando não se apresenta nomes de pré-candidatos aos entrevistados), William também aparece em 1º lugar, com 31%. Em 2º lugar, aparece o nome do vereador Jairo Holanda (PSDB), com 34% das intenções de voto na estimulada e 28% na espontânea. Já os demais pré-candidatos, professor Jonatas (PSol) e Joilson (PTB) alcançaram 6% e 4%, respectivamente (veja mais abaixo).

Outros candidatos, como o coronel Barata (PSD) e engenheiro Midson, alcançaram 1% e 0% das intenções de voto, respectivamente. Durante a pesquisa, os entrevistados responderam à seguinte pergunta: Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem votaria para prefeito de Tucuruí?

Quando o Ibope apresenta somente os 2 primeiros colocados na pesquisa, Jones William mantém a liderança e amplia a vantagem, com 51% dos votos contra 37% de Jairo Holanda.

Os votos brancos e nulos somam 7% e 5% não souberam ou não responderam. Perguntados em quem não votariam “de jeito nenhum”, 27% disseram que em Jairo Holanda e 18% em Jones William. O Ibope também quis saber sobre a avaliação do prefeito Sancler Ferreira (PPS). Dos entrevistados, 40% consideram a administração ruim ou péssima; 36%, regular, e 21%, boa ou ótima. Perguntados sobre a forma como o prefeito administra Tucuruí, 59% disseram que desaprovam e 32% que aprovam.

JATENE

Sobre a gestão do governador Simão Jatene (PSDB), 40% dos entrevistados avaliaram o Governo regular, 31% ruim ou péssimo e apenas 17% ótimo ou bom. Outros 32% consideram ruim ou péssimo; e 14%, ótimo ou bom.

COMO FOI FEITA A PESQUISA

O Ibope ouviu 301 pessoas entre os dias 22 e 25 de julho deste ano. A margem de erro estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos, o que demonstra nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo DIÁRIO DO PARÁ e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) sob o protocolo Nº PA-00431/2016.

DOXA ABRE SÉRIE DE PESQUISAS MOSTRANDO TENDÊNCIA EM TUCURUÍ

Diretor do instituto Doxa, Dornélio Silva anuncia a realização de uma série de pesquisas em alguns municípios do Pará, medindo a tendência do eleitorado para as eleições de outubro. Tucuruí é o primeiro da série, nesse período pré-eleitoral.

E se a eleição fosse hoje,  Jones William (PMDB) ganharia a eleição com mais de 53,0% das intenções de voto.

Registrada no T.R.E sob o nº PA-03820/2016, pesquisa  foi realizada entre os dias 21 a 24/07/2016 com uma amostra de 500 entrevistas.

Espontânea: Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos, Jones William (PMDB) aparece na frente com 32,5% das intenções de voto. O segundo colocado é o vereador Jairo Holanda (PSDB) com 27,5%. Coronel Barata, 1,8%; Joilson, 1,2%; Jonatas, 0,9%.  Os eleitores indecisos representam 22,0%, enquanto 14,1% tem intenção de anular ou votar em branco.

Estimulada I: DOXA  fez uma primeira simulação com quatro nomes. Jones William (PMDB) está em primeiro lugar com 43,7% das intenções de voto. O segundo colocado ficou o vereador Jairo Holanda (PSDB) com 33,2%. Prof. Jonatas, vem em terceiro com 5,1% e Joilson aparece em quarto lugar com 3,2%. Branco/Nulo somam 7,6%; e indecisos, 7,2%.

Estimulada II: Quando se enfrentam apenas dois candidatos, Jones William aparece com 53,4% contra 34,2% de Jairo Holanda, obtendo uma diferença de 19,2 pontos percentuais. Os votos nulos ou brancos somam 8,1%; enquanto os indecisos ficariam em 4,3%.

Rejeição: Em se tratando de rejeição, Joilson é o mais rejeitado, aparecendo com 32,3%. O segundo mais rejeitado é o vereador Jairo Holanda, com 22,2%. Prof. Jonatas é o terceiro mais rejeitado, 19,3%.  Jones William é o menos rejeitado, 15,1%.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Diário do Pará / Hiroshi Bogéa