Norma internacional define práticas de gestão de energia consideradas as melhores do mundo e foi desenvolvida por especialistas de mais de 60 países

Nesta quarta-feira, 27, o grupo Bureau Veritas oficializou a certificação da UHE Tucuruí na Norma ISO 50001:2011, após auditoria realizada entre os dias 19 e 21 de janeiro. Além do Sistema de Gestão da Energia e o atendimento à ISO 50001, a UHE Tucuruí teve outros processos e áreas auditadas, entre elas: Edifício de Supervisão, Centros Administrativo, Cultural, de Treinamento, de Proteção Ambiental, e Estação de Tratamento de Água e Esgoto.

O objetivo dessa Norma é permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, uso e consumo. A implantação da ISO 50001 se destina à redução nas emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais relacionados à energia e os custos/economia que esse sistema de gestão de energia promoverá. A Norma é aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações, independentemente de condições geográficas, culturais ou sociais. A implementação bem sucedida depende do comprometimento de todos os níveis e funções da organização e, especialmente, da gestão de topo.

A norma internacional define práticas de gestão de energia consideradas as melhores do mundo e foi desenvolvida por especialistas de mais de 60 países. Parceiras em todo o processo de certificação, as superintendências de Geração Hidráulica – OGH e de Gestão da Inovação Tecnológica e Eficiência Energética – OIE agradecem a todas as equipes que contribuíram para o reconhecimento das boas práticas de gestão relacionadas à eficiência energética na UHE Tucuruí. A certificação na ISO 50001 é também um reconhecimento ao esforço das equipes que trabalham comprometidos com a ética na gestão e com a busca por resultados sustentáveis.

ISO

A ISO (International Organization for Standardization) é uma federação mundial de organismos nacionais de normalização (organismos membros da ISO). O trabalho de preparação de Normas Internacionais, normalmente, é realizado através de comitês técnicos da ISO. Cada membro interessado em um assunto, para o qual foi criado um comitê técnico, tem o direito de ser representado nesse comitê. A principal tarefa dos comitês técnicos é preparar as Normas Internacionais. Os projetos de Normas Internacionais adotados pelos comitês técnicos são distribuídos aos membros para votação. A publicação como Norma Internacional requer aprovação de, pelo menos, 75% dos membros com direito a voto. A ISO 50001 foi preparada pelo Projeto Comitê ISO / PC 242, Gestão de Energia.

Agência Eletronorte/Tucuruí

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEletrobras Eletronorte apoia e incentiva a cultura em Tucuruí
Próximo artigoPará é o primeiro em gravidez precoce
É jornalista e profissional de marketing. Bem antenado e com ampla experiência no jornalismo online e impresso. Tem atuado como gestor de mídias sociais e assessor de imprensa. Fera em produção de conteúdo para a web, ama cinema, literatura, cultura geek, fotojornalismo e design gráfico. Ama o que faz. Simples assim!