O reservatório da Usina Hidrelétrica Tucuruí atingiu 73,91 metros. Nível do Rio Tocantins na cidade de Tucuruí é de quase sete metros, e em Marabá, acima dos oito metros e meio

O reservatório da Usina Hidrelétrica Tucuruí (PA) atingiu 73,91 metros, praticamente o nível máximo que é de 74 metros. Com toda a água disponível, além de estar gerando cerca de 6.500 MW, foi necessário abrir o vertedouro, por onde já estão passando 4.230 m3/s da água do Rio Tocantins armazenada.

Nesta época do ano, quando o vertedouro da Hidrelétrica é aberto, tem início a divulgação de boletins diários, pela Eletronorte, empresa responsável pela operação da Usina, para alertar as populações a jusante (rio abaixo) e a montante (rio acima) da barragem sobre o nível das águas do rio, tendo em vista que a cheia pode atingir áreas próximas às margens.

De acordo com o último boletim, do dia 15 de março, o nível do Rio Tocantins na cidade de Tucuruí é de quase sete metros, e em Marabá, acima dos oito metros e meio. No decorrer do dia o nível em Tucuruí poderá sofrer variações diferentes desta previsão, em função de alteração na programação de geração da Usina, sob responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro (ONS).

Outras duas usinas operadas pela Eletronorte, Samuel (RO) e Coaracy Nunes (AP) também estão com os vertedouros abertos.

Agência Eletronorte, por Alexandre Accioly

Foto – Miller Caldas

 

DEIXE UMA RESPOSTA