Comunidade rural em Mocajuba participou de oficinas. Por meio do Programa, comunidades e estudantes dos 12 municípios da área de influência têm recebido informações em diversas agendas (Fotos Denis Aragão)

Plano de Ação para disseminação da educação ambiental é promovido pela Eletronorte nos municípios a montante e jusante

Ciente do seu compromisso com o meio ambiente e com as comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Tucuruí, a Eletronorte desenvolve diversas ações de educação ambiental. O objetivo é simples: promover ações efetivas para a conservação do meio ambiente junto à população da área de influência da Usina.

Por meio do Programa de Educação Ambiental da Eletronorte (PEA), comunidade e estudantes da rede municipal de ensino dos 12 municípios da área de influência têm recebido equipes técnicas em diversas agendas. Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga (Montante); Cametá, Limoeiro do Ajuru, Igarapé Miri, Mocajuba e Baião (Jusante) compõem a área de influência da Usina e têm sido atendidos pelas ações que integram o conjunto de programas ambientais propostos no Plano de Gestão Ambiental (PGA) da UHE Tucuruí. Com isso, a Eletronorte cumpre a condicionante proposta pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).

Delciney Nava é coordenador do Programa e explica que o PEA está em conformidade com a Instrução Normativa nº 2, de 27 de março de 2012 (Ministério do Meio Ambiente/Ibama), bem como com a Política ambiental das Empresas Eletrobras. Segundo ele, o objetivo principal é desenvolver ações de educação ambiental e incentivar o envolvimento da população dos municípios. A ideia é que as informações repassadas e as ações desenvolvidas como as oficinas de educação ambiental nas escolas, palestras informativas sobre temas relacionados ao meio ambiente, trilhas monitoradas e sensibilização por meio de audiovisuais, sejam instrumentos de transformação dos espaços e da cultura das comunidades.

Oficinas e parceria

Os projetos são desenvolvidos nas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo as secretarias municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Agricultura ou Desenvolvimento Rural dos 12 municípios. “O que queremos é promover a consciência ambiental entre estudantes e lideranças das comunidades dos municípios da região”, afirma Delciney.

Além das ações educativas, o PEA desenvolve oficinas educativas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Alcobaça e Pucuruí-Ararão, além de outras com as temáticas de cadeia produtiva de agricultura familiar e pesca artesanal. Essas atividades contam com importantes parceiros e é complementar às políticas públicas de educação ambiental das secretarias municipais de Educação e dos demais órgãos de Gestão Ambiental do Estado do Pará.

Compromisso com o meio ambiente

O gerente do Departamento de Meio Ambiente de Empreendimentos de Geração da Eletronorte, Rubens Ghilardi Junior, explica que o Programa de Educação Ambiental a ser executado este ano foi  objeto de uma ampla discussão com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas).

Os resultados, segundo ele, são positivos e convergem para a continuidade de um dos compromissos da Empresa com toda a região inserida no  processo de licenciamento ambiental da Usina Tucuruí e gerenciado pelo Departamento de Meio Ambiente de Geração (OGGA). Durante o primeiro ano do programa as ações são desenvolvidas em todos os municípios, com a coordenação local da OGGA, seguindo um plano de trabalho detalhado. Ao final, uma avaliação identifica possíveis melhorias no processo de apoio à educação ambiental na região.

Por Denis Aragão/Ascom Eletronorte

DEIXE UMA RESPOSTA