De janeiro a dezembro de 2016, Estatal gerou cerca de 27 milhões de MWh em suas quatro hidrelétricas

Um dos benefícios das usinas hidrelétricas é a Compensação Financeira pelo Uso dos Recursos Hídricos – CFURH. Também conhecida como royalties, essa compensação é paga à União, estados, municípios e órgãos de governo em razão das áreas utilizadas para reservatórios hidrelétricos.

De janeiro a dezembro de 2016, para uma geração de cerca de 27 milhões de MWh em suas quatro hidrelétricas – Tucuruí (PA), Coaracy Nunes (AP), Samuel (RO) e Curuá-Una (PA) -, a Eletronorte pagou R$ 170,5 milhões em royalties. São 14 municípios beneficiados nesses quatro estados.

Hoje, a CFURH é composta da seguinte forma: Ministério de Minas e Energia, 3%; Ministério do Meio Ambiente, 3%;  Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, 4%; estados, 45% e municípios, 45%. A divisão entre municípios depende da área alagada que cada um teve pelos reservatórios hidrelétricos. Quanto maior a área, maiores os valores recebidos.

Alexandre Accioly /Agência Eletronorte

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHospital Regional de Tucuruí pode ser privatizado
Próximo artigoProfessores do município recebem capacitação
É jornalista e profissional de marketing. Bem antenado e com ampla experiência no jornalismo online e impresso. Tem atuado como gestor de mídias sociais e assessor de imprensa. Fera em produção de conteúdo para a web, ama cinema, literatura, cultura geek, fotojornalismo e design gráfico. Ama o que faz. Simples assim!

DEIXE UMA RESPOSTA