Durante a 12ª Conferência Municipal de Saúde, sociedade e agentes públicos analisam os avanços e retrocessos na área de saúde (Divulgação)

12ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada nos dias 12 e 13/04. Momento serve para avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas de saúde no município

Tucuruí realizou neste fim de semana a 12ª Conferência Municipal de Saúde. Com o objetivo de discutir a situação da estrutura de saúde no município, levantar problemas e propor soluções para melhorar a oferta de serviços para a comunidade, a Conferência é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde.

As discussões aconteceram no sábado (13) no salão de eventos Sabor dos Sonhos. Na sexta-feira (12), o prefeito Artur Brito acompanhado da primeira dama, Nazidely Pantoja e da secretária de Saúde, Katiane Sarraf, participaram da solenidade de abertura do evento.

Com o tema “Democracia e Saúde”, os envolvidos dos debates acompanham os eixos temáticos: Saúde como Direito, palestra feita por Rodrigo Cerqueira de Miranda; Consolidação do SUS, palestrante Renata Campos de Sousa Borges; Financiamento do SUS, palestrante Katiane Sarraf Daibes Marques; Democracia e a Participação Popular, palestrante Ana Gabriela Sabaa Srur de Andrade.

Conferência é fundamental para os próximos anos da gestão. Objetivo é discutir e propor melhorias para as políticas públicas de saúde em Tucuruí (Divulgação)

Durante a abertura, o prefeito Artur Brito entregou para a população uma ambulância nova e falou sobre a importância de direcionar os investimentos visando o bem estar da sociedade. “Nossa meta em propor melhorias e disponibilizar para a população uma saúde de qualidade vem sendo desenvolvida. Aos poucos vamos colocando as coisas no rumo certo e com essas discussões, vamos saber a melhor maneira de aplicar os recursos”, avalia o prefeito.

A secretária de Saúde, Katiane Sarraf, falou que a Conferência é o momento certo para que a sociedade opine e manifeste seus interesses aos órgãos públicos de saúde. “É uma etapa fundamental para os próximos anos da gestão e o objetivo é discutir e propor melhorias para as políticas públicas de saúde do município”, pontua a secretária.

Durante a 12ª Conferência Municipal de Saúde, sociedade e agentes públicos analisam os avanços e retrocessos na área de saúde e também propõem diretrizes para formulação de políticas públicas. “Com os diagnósticos da situação de saúde no município, fica mais fácil definir e realizar as ações e serviços que são prestados pela Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Saúde”, enfatiza a secretária.

As Conferências Municipais de Saúde são processos participativos em que a gestão do município e a sociedade formulam propostas para determinada políticas públicas. “A nossa intenção é debater e propor melhorias nos processos da saúde”, explica Sarraf.

Julio Pinheiro, presidente do Conselho Municipal de Saúde, observa que a Conferência é um etapa fundamental para os próximos anos da gestão e o objetivo é discutir e propor melhorias para as políticas públicas de saúde do município. “Com objetivo de traçar políticas públicas para promoção, proteção e recuperação de saúde, queremos contribuir no processo de gestão do Sistema Único de Saúde”, falou o presidente do Conselho de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA