Bomba de hidrogênio tem potencial destrutivo muito maior que o de uma bomba atômica tradicional

O Conselho de Segurança (CS) da ONU pretende se reunir nesta quarta-feira (6) para discutir a recente alegação do regime norte-coreano sobre a realização de um teste com bomba de hidrogênio.

O encontro, durante a qual acontecerão consultas a portas fechadas entre os 15 membros do CS, foi solicitada por EUA e Japão, afirmou em comunicado a porta-voz da missão americana na ONU, Hagar Chemali.

“Embora não possamos confirmar neste momento que um teste foi realizado, nós condenamos qualquer violação de resoluções do CS e novamente pedimos à Coreia do Norte que respeite suas obrigações e compromissos internacionais”, disse Chemali.

Segundo diplomatas disseram à agência de notícias Reuters, o encontro deve começar às 14h de Brasília (11h em Nova York, onde a reunião ocorrerá).

A Coreia do Norte é alvo de sanções do CS desde que realizou seu primeiro teste nuclear, em 2006.

A Coreia do Norte anunciou mais cedo nesta quarta ter realizado seu primeiro teste “com sucesso” de uma bomba de hidrogênio, com potencial destrutivo muito maior que uma bomba atômica tradicional.

Pouco antes do anúncio, serviços geológicos internacionais registraram tremor de magnitude 5,1 próximo a instalações nucleares do país, levantando suspeitas da realização de um novo teste atômico pelo governo de Pyongyang.

No início de dezembro, o governo de Pyongyang indicou que o país estava em fase avançada de desenvolvimento da bomba de hidrogênio, o que gerou ceticismo em adversários como os EUA e a Coreia do Sul.

Folha de São Paulo

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSalário mínimo sobe para R$ 880 a partir de janeiro
Próximo artigoEleições 2016: calendário e regras
Denis Aragão
É jornalista e profissional de marketing. Bem antenado e com ampla experiência no jornalismo online e impresso. Tem atuado como gestor de mídias sociais e assessor de imprensa. Fera em produção de conteúdo para a web, ama cinema, literatura, cultura geek, fotojornalismo e design gráfico. Ama o que faz. Simples assim!