Conscientização é um dos caminhos para mudar a cultura do desperdício - Fotos Denis Aragão/Ascom Eletronorte

Iniciativa contribui para que crianças e jovens atuem como disseminadores de informação dentro de suas casas e comunidade

A água é a essência da vida na terra e sustenta uma ampla variedade de espécies. Por isso é muito importante preservar e manter esse bem. Partindo desta lógica, o Programa de Educação Ambiental da Eletronorte (PEA) realizou nos dias 9 e 10 de maio, uma campanha de conscientização com estudantes das redes municipais de ensino de Breu Branco e Tucuruí.

A conscientização é um dos caminhos para mudar a cultura do desperdício e partindo deste princípio, a equipe de educadores do PEA realizou palestras e a apresentação de vídeos educativos para repassar a mensagem da importância de racionalizar o uso e utilizar com responsabilidade a água.

Em Breu Branco, a ação atendeu aos alunos do 9°ano e professores das escolas Gonçalo Vieira, Antônio de Oliveira Santana e Francisco de Assis Rosa de Jesus além de convidados. O auditório da Câmara Municipal ficou lotado e os estudantes puderam assistir a um vídeo documentário sobre meio ambiente e qualidade de vida.

A educadora ambiental,
Trícia Amoras, fala sobre a importância de conscientizar as crianças e jovens

Em Tucuruí, as palestras e apresentações de vídeos educativos aconteceram na escola Telles de Menezes e foram direcionadas aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Trícia Amoras, educadora ambiental, fala sobre a importância de conscientizar as crianças e jovens para que possam atuar como disseminadores de informação dentro de suas casas e comunidade.

Do uso doméstico da água até o processo de geração de energia, que é produzida na região pela UHE Tucuruí, a conservação da água como bem precioso é ensinado aos participantes de forma participativa durante as palestras. “Cuidar desse bem é essencial para todos nós. Não estamos cuidando do jeito que deveríamos e o desperdício é um mal que deve ser combatido por todos. É preciso reutilizar, produzir menos, poluir menos e conscientizar mais, já que muitas famílias no país não têm água potável em suas casas”, analisa a educadora.

Cuidar para não faltar

Cuidar da água é importante todo dia e o ano todo, pois a água é essencial para a vida, sobretudo no Pará, onde 1,18% das cidades sequer tem sistema de tratamento de esgoto.

Ação atendeu estudantes do 6º ao 9°ano e professores de escolas de Breu Branco e Tucuruí

O coordenador de escolas do município de Breu Branco, Watison dos Santos, é enfático em dizer que é preciso cuidar dos mananciais para garantir o abastecimento de água potável para as famílias.

As atividades desenvolvidas pela equipe do PEA da Eletronorte estão de acordo com as necessidades especificadas pela Secretaria de Educação de Breu Branco. “Essa parceria é de suma importância para a nossa comunidade. Dentro das escolas formamos multiplicadores que vão contribuir com a luta contra o desperdício de recursos preciosos como a água”, explica o professor.

Trícia Amoras destaca que a degradação dos mananciais, principalmente das matas ciliares, está matando reservas importantes nos municípios da região. Caso de Tucuruí, cujo os igarapés Santos e Santana estão totalmente contaminados, assoreados e poluídos. Em Breu Branco, o lago da Cosanpa, principal manancial do município, está sendo assoreado pelas ocupações ilegais. “São medidas simples como reduzir o tempo de banho ou de fechar a torneira quando lavar a louça ou retirar o lixo de forma adequada que vão somando no combate ao desperdício e na manutenção de água em abundância para todos. Se a gente não se mexer, podemos correr o risco de perder essa oferta de água. Por isso, a mensagem que repassamos as comunidades é: Vamos cuidar, não vamos desperdiçar”, completa a educadora ambiental.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) da Eletronorte cumpre agenda de visita e ações nos 12 municípios, a montante e jusante da UHE Tucuruí com a proposta de desenvolver nas escolas da rede municipal de ensino e nas comunidades, a consciência ambiental nos alunos e nas populações dos municípios da região. Assim, a Eletronorte cumpre com seu o papel de promoção de desenvolvimento na região além das condicionantes propostas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS.

DEIXE UMA RESPOSTA