Objetivo é intensificar as ações de vacinação ao povo indígena. População é mais vulnerável a doenças

A comunidade indígena Assuniri do Trocará recebeu nesta terça-feira (12) atendimento de saúde das equipes da Coordenação de Imunização do município de Tucuruí. A iniciativa visa imunizar e atualizar a carteira vacinal dos indígenas contra várias doenças. A ação também contemplará as comunidades nas ilhas e na zona rural.

Genislane Ferreira, coordenadora de Imunização, destaca a importância de intensificar as ações de vacinação ao povo indígena, já que esta população é mais vulnerável as doenças passiveis de prevenção, conforme preconiza o Ministério da Saúde. “Desde 2017, o município realiza diversas campanhas de vacinação, incluindo mutirões, ações de conscientização e trabalhos educativo”, destaca Genislane.

Conforme explica a secretária de Saúde, Katiane Sarraf, estas ações são de extrema importância para garantir a imunização dos índios. A intenção é dar continuidade nos serviços de imunização que estavam sendo desenvolvidos, atendendo todas as localidades da zona rural.  “A meta é garantir saúde humanizada e de qualidade para todos os munícipes e portanto, a comunidade do Trocará, está inserida e receberá o atendimento necessário”, enfatiza a secretária.

De olho na prevenção

Conforme explica a secretária, os moradores da área urbana devem procurar as Unidades de Saúde nos bairros e mais próxima para receber as vacinas e atualizar a carteira. “Basta ir munido da carteira de vacinação. Os profissionais dos postos de saúde vão conferir e atualizar as cadernetas e aplicar as doses em atraso, de acordo com a faixa etária”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA