Mais de 17 mil expectadores devem prestigiar o Festival que acontece nas Escadarias até o próximo dia 3 de julho

Começou nesta quinta-feira (29) em Tucuruí o 26º Festival do Folclore Junino. O Festival que reúne este ano com 22 grupos dentre quadrilhas e bois bumbas, acontece nas Escadarias até o próximo dia 3 de julho.

 

Conforme Danilo Resque, diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, são 17 quadrilhas folclóricas e parafolcloricas. Cinco cordões de bois bumbas também abrilhantam a festa que terá na sua decoração o ponto alto. A expectativa é que 17 mil pessoas visitem as escadarias durante o Festival que também recebe a competição intermunicipal reunindo quadrilhas, além de Tucuruí, das cidades de Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Mocajuba, Cametá Parauapebas e Anapu. Haverá ainda a escolha das misses caipira, mirim e gay além de barracas com comidas típicas e shows de bandas locais.

Outro ponto forte será a segurança dos expectadores e brincantes. 15 agentes da Gamasp e mais 15 homens da Polícia Militar estarão fazendo a segurança de quem for às Escadarias durante as noites do Festival. A PM disponibilizou sete viaturas que estarão rondando as proximidades, além desse efetivo, o departamento de Cultura também contará com o apoio de 20 seguranças particulares.

Para aquecer, desde o dia 3 de junho acontecia o 7º Circuito Junino, que serve como prévia para os grupos que disputarão o título de melhor quadrilha nas Escadarias.

Como explica Danilo, as apresentações servem para aproximar a comunidade da tradicional festividade alusiva a São João. “Essa manifestação serve ainda para que as quadrilhas e os grupos juninos possam ensaiar as coreografias e corrigir alguns erros, além de acertar os figurinos para a apresentação nas Escadarias”, explica o diretor.

Ao todo, 18 grupos participam do Circuito Junino, que também chegou a zona rural do município. “Nossa intenção é integrar as comunidades de Tucuruí e despertar as pessoas para essa belíssima manifestação cultural”.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBairros Palmares 1 e 2, Bom Jesus e SULPAM serão asfaltados
Próximo artigoEduardo Cunha renuncia à Presidência da Câmara
Denis Aragão
É jornalista e profissional de marketing. Bem antenado e com ampla experiência no jornalismo online e impresso. Tem atuado como gestor de mídias sociais e assessor de imprensa. Fera em produção de conteúdo para a web, ama cinema, literatura, cultura geek, fotojornalismo e design gráfico. Ama o que faz. Simples assim!