Caso alguém flagre alguma irregularidade deve fotografar ou filmar e reunir provas para favorecer a denúncia

Qualquer pessoa pode denunciar irregularidades pelo 0800 091 6220 ou ainda fazer a denúncia pelo aplicativo. Em 2016 foram mais de 6.500 denúncias em todo o Pará.

Começou a funcionar nesta quinta-feira (30) o Disque Denúncia eleitoral. A ferramenta ajuda a combater crimes e fraudes durante o período de campanha. O atendimento é feito 24h por dia. A parceria é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). Os voluntários recebem as denúncias de crimes eleitorais pelo telefone e registram na plataforma digital do TRE.

Em 2016 foram mais de 6.500 denúncias em todo o Pará. Qualquer pessoa pode entrar em contato pelo 0800 091 6220. Entre as principais proibições estão fixar propaganda em bens públicos como postes e paradas de ônibus, propagandas em bens particulares como muros e fachadas, e utilizar, confeccionar e distribuir camisas, chaveiros, chaveiros, bonés, canetas e outros itens que proporcionem vantagem ao eleitor.

Caso alguém flagre alguma irregularidade deve fotografar ou filmar e reunir provas para favorecer a denúncia.

Denúncias podem ser feitas pelo aplicativo virtual, que pode ser baixado no celular ou no computador. O aplicativo deste ano traz uma novidade ao eleitor. Agora também é possível fazer denúncias contra partidos e coligações. Tudo é apurado pelo TRE e também pelo Ministério Público Federal.

Francisco Araújo tirou um tempo para ser voluntário no Disque Denúncia. “Nós temos uma consciência de contribuição politica social. Apesar da gente ter o nosso trabalho, a gente tira um tempinho para contribuir para a mudança social”, diz o voluntário.

“Nós contamos com essa participação efetiva da sociedade nessa denúncia, uma denúncia séria, que traga a verdade dos fatos, para que nós possamos identificar a responsabilidade e a culpabilidade de quem der causa a ela”, diz a presidente do TRE-PA Célia Regina de Lima.

Por G1 PA

DEIXE UMA RESPOSTA