Círio em Tucuruí completa 37 anos e é realizado no segundo domingo de outubro juntamente com o Círio de Belém

A organização do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Tucuruí espera uma multidão nas ruas da cidade na manhã do domingo (13). Cerca de 30 mil fiéis são esperados para a procissão do em homenagem a Rainha da Amazônia.

Tradicionalmente o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Tucuruí, que este ano comemora sua 37ª edição, é realizado no segundo domingo de outubro juntamente com o Círio de Belém e a organização do Círio firmou convênio com a Prefeitura de Tucuruí para ampliar a estrutura dos festejos da Nazinha. A grande festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré no município é realizado pelas paróquias de São José, Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião, Menino Jesus e Santa Rita de Cássia. Ao todo, a coordenação espera levar cerca de 60 mil fiéis e expectadores nos três dias de festejos.

Em comparação ao ano de 2018, que segundo informações do 13º Batalhão de Polícia Militar, contou com a presença de aproximadamente 25 mil fiéis, neste ano de 2019, o número de devotos terá um acentuado aumento no quantitativo de romeiros para o domingo, data da grande caminhada.

Os festejos do Círio de Tucuruí começarão com a romaria rodoviária nesta sexta-feira (11) quando a imagem de Nossa Senhora sairá à tarde do município vizinho de Breu Branco até a Igreja da Santa Rita de Cássia, na Vila Permanente.

Na manhã do sábado (12) a imagem da Virgem Mãe sairá da Vila Permanente em romaria rodoviária até a Vila da Pederneiras. Após a celebração de missa campal, ocorre no final da tarde, a Romaria Fluvial onde os fiéis levarão a imagem da Santa até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de onde sairá a grande procissão do Círio no domingo de manhã (13).

No domingo, será realizada a missa do Círio na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro da Jaqueira, onde em seguida terá início à procissão, saindo à berlinda com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas da cidade com destino a Igreja no bairro Paravoá.

Este ano, em função a conclusão das obras da ponte da Tancredo Neves, a procissão volta ao seu percurso original.

Os festejos a Nazinha seguem até o dia 21, sendo que a imagem da Virgem Mãe de Jesus ficará exposta em seu altar até o início dos festejos do Círio de 2020.

Com informações de Wellington Hugles / Foto: Aldeney Moraes

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSuspeito em morte de prefeito tem habeas corpus negado
Próximo artigoManto de Nossa Senhora de Nazaré é apresentado aos fiéis
É jornalista e profissional de marketing. Bem antenado e com ampla experiência no jornalismo online e impresso. Tem atuado como gestor de mídias sociais e assessor de imprensa. Fera em produção de conteúdo para a web, ama cinema, literatura, cultura geek, fotojornalismo e design gráfico. Ama o que faz. Simples assim!

DEIXE UMA RESPOSTA