Cerca de 20 mil acompanharam o bloco Minhocão

469

Primeira saída do bloco abre oficialmente o carnaval de Tucuruí. Minhocão reúne milhares de foliões de Tucuruí e de cidades vizinhas. Bandas agitarão os brincantes nos domingos que antecedem o Carnaval

O primeiro grito de carnaval foi dado neste final de semana no município de Tucuruí, sudeste do Pará, onde o Carnaval começa com, pelo menos, 30 dias de antecedência. No último domingo (10) foi o primeiro dia do tradicional bloco do Minhocão arrastar uma multidão pelas ruas da cidade. Só no primeiro dia de folia foram cerca de 20 mil brincantes acompanhando o tradicional bloco que representa os feirantes do município, de acordo com a Polícia Militar. A saída do Minhocão abre oficialmente o carnaval de Tucuruí.

O bloco saiu às 17h da Feira Municipal e seguiu pelo cais da cidade até as escadarias da Santo Antônio puxado pela banda Caferana Harmonia. Às 20 horas teve início a tradicional Domingueira com apresentação da atração local Igor Nemo e Banda no palco armado nas escadarias. O evento é coordenado pelo departamento de Cultura do município.

Para a alegria dos foliões, carnaval de blocos está garantido este ano com atrações nacionais
Para a alegria dos foliões, carnaval de blocos está garantido este ano com atrações nacionais

Até o dia 5 de fevereiro, bandas locais agitarão os brincantes nos domingos que antecedem o Carnaval, uma opção para quem quer brincar a folia de Momo sem gastar com abadás, já que a participação no Minhocão é gratuita.

A presidente do bloco, Astrogilda Carvalho, de 62 anos, conta que o Minhocão surgiu na feira municipal, e um grupo de feirantes escolheu o nome do bloco. “Todo mundo lá [na feira] saia no bloco, brincava, mas no início era pouca gente, hoje é o maior bloco do estado do Pará!”, se orgulha Astrogilda.

Segurança garantida

Mais de 100 seguranças particulares foram contratados pela prefeitura do município para dar apoio aos 35 Policiais Militares destacados para resguardar a integridade dos brincantes. Além dos seguranças e do destacamento da PM, 15 agentes do Grupo de Apoio à Segurança Pública do município (Gamasp) e uma equipe da Policia Civil, participarão das domingueiras até o Carnaval visando a segurança dos foliões. Outros órgãos municipais também darão apoio como a Companhia de Trânsito de Tucuruí (CTTUC) e Secretaria de Saúde.

O bloco Minhocão sairá todos os domingos do mês de janeiro e participa também da festa do Caranaval que acontece de 5 a 9 de fevereiro.

Para a alegria dos foliões, os líderes de blocos de carnaval e representantes da Secretaria de Cultura, esta semana, firmaram a parceira para trazer atrações de peso para o carnaval em Tucuruí. Nesse ano os blocos serão unificados e sairão juntos todas as noites.

Já na primeira noite (5/02) será o primeiro esquenta com atrações locais e as demais noites terão atrações nacionais como Fabrícia Show (6), Neto Gasparzinho (7), Tom de Alerta (8) e
Simone e Simaria, as Coleguinhas Elétricas fecham a festança no dia 9.