Visitas para orientação estão sendo realizadas e os agentes irão verificar a existência de focos do mosquito nas residências

A força tarefa para combater os focos do mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika, esteve durante toda esta quarta-feira (3) nas ruas dos bairros Cristo Vive e Santa Mônica para checar as condições de quintais e orientar a população sobre a necessidade de prevenir contra a doença e impedir que o mosquito aedes aegypti continue se proliferando.

Na ação, além das visitas de orientação, os agentes verificam da existência de focos do mosquito nas residências e quintais, além da coleta de materiais para análise. Mais de 300 voluntários, agentes de Endemias do município em conjunto com agentes comunitários de Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, universitários da UFPA, Gamasp e 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, participam da ofensiva contra o mosquito.

Conforme explicou Valdimir Ribeiro, do Departamento Municipal de Endemias, todos os bairros da cidade receberão a visita dos agentes de saúde. A campanha iniciada no município é permanente e será intensificada durante todo o período de chuvas a fim de mobilizar a população.

Para Valdimir Ribeiro, população precisa aprender com os agentes como eliminar os focos do mosquito (Fotos Denis  Aragão)
Para Valdimir Ribeiro, população precisa aprender com os agentes como eliminar os focos do mosquito (Fotos Denis Aragão)

Segundo dados do Departamento Municipal de Endemias bairros como Nova Conquista, Vila Tocantins (no Getat) e Jardim Colorado ainda são os que apresentam grandes índices de foco do mosquito e por isso estão entre os prioritários, mas todos os bairros serão visitados.

O coordenador do Departamento de Endemias pede que a comunidade permita o acesso dos agentes de vigilância epidemiológica dentro de casa e acompanhe o funcionário em sua inspeção, aprendendo com ele como eliminar os focos do mosquito.

Ações de conscientização acontecerão também nas escolas da cidade e zona rural onde os alunos receberão informações através de palestra educativa e apresentação de vídeos.